Dia Internacional do Cooperativismo

Celebrado desde 1923, este dia celebra a colaboração e a associação de pessoas ou grupos com os mesmos interesses.

Hoje, dia 4 de julho, comemora-se o Dia Internacional do Cooperativismo. Antigamente, ele era conhecido como o Dia da Cooperação e, desde 1994, é oficialmente reconhecido como Dia Internacional do Cooperativismo.

O cooperativismo é um preceito que indica a colaboração e a associação de pessoas ou grupos com os mesmos interesses, e com o objetivo de adquirir vantagens comuns para as suas atividades econômicas.

É um dos fundamentos do cooperativismo o progresso social através da cooperação e da ajuda mútua pelo qual aqueles que se encontram na mesma situação conseguem, pela soma de esforços, garantir a sobrevivência.

Diretamente, sobre as relações econômicas, o cooperativismo atua com o objetivo de reduzir custos de produção, ter melhores condições de preço e prazo, ou seja, inferir no sistema em vigor na busca de alternativas.

Atualmente, as ações de cooperativismo estão presentes na agropecuária, na saúde, na educação, nos sistemas de habitação, na forma de cooperativas de crédito, no consumo, nos serviços, na eletrificação e nas telecomunicações.

Na Coopasv nós trabalhamos em movimento, visando a promoção do diálogo entre os cooperados. Trabalhando de forma transparente e dinâmica em prol das exigências do mercado de café. O cooperativismo tem promovido a melhora econômica, social e ambiental de nossos cooperados.

COMPARTILHAR