Safra bem-sucedida

Entenda mais sobre o ciclo cafeeiro

O cafeeiro possui um ciclo fenológico, que é dividido em seis fases distintas, sendo duas vegetativas:

  • Vegetação e formação de gemas foliares;
  • Indução e maturação das gemas florais e quatro reprodutivas:
  • Florada do café, chumbinho e expansão dos frutos;
  • Granação dos frutos;
  • Maturação dos frutos
  • Repouso e senescência dos ramos terciários e quaternários.

Em todas essas fases a planta necessita de certos cuidados para garantir uma boa produção e um café de qualidade. Neste momento estamos na fase de maturação dos grãos, bem próximo da colheita. Uma fase muito importante, pois colher o café antes da hora prejudica a qualidade da produção, mesmo que o cafeicultor tenha adotado práticas corretas em todo processo produtivo.

Para alcançar um café de qualidade é preciso respeitar sua maturação, o ideal é começar a colheita quando houver apenas 15% de grãos verdes nas plantas.

Quando retirado da planta, o processo de amadurecimento fica interrompido definitivamente, nutrientes como Potássio e Cobre auxiliam em todo desenvolvimento da cultura, porém o uso deles na fase de enchimento e maturação dos grãos aumentam o vigor da planta, reduz os grãos chochos, aumenta a uniformidade dos grãos cerejas, além de minimizar o estresse biológico e doenças bacterianas. Tudo isso devido ao equilíbrio na translocação de foto assimilados.

Sabendo disso, cada processo tem sua grande parcela de importância, portanto, é fundamental a atenção em cada ciclo para melhor desenvolvimento para que a safra seja muito bem-sucedida.

COMPARTILHAR