Entenda mais sobre o ciclo cafeeiro
O cafeeiro possui um ciclo fenológico, que é dividido em seis fases distintas, sendo duas vegetativas:
- Vegetação e formação de gemas foliares;
- Indução e maturação das gemas florais e quatro reprodutivas:
- Florada do café, chumbinho e expansão dos frutos;
- Granação dos frutos;
- Maturação dos frutos
- Repouso e senescência dos ramos terciários e quaternários.
Em todas essas fases a planta necessita de certos cuidados para garantir uma boa produção e um café de qualidade. Neste momento estamos na fase de maturação dos grãos, bem próximo da colheita. Uma fase muito importante, pois colher o café antes da hora prejudica a qualidade da produção, mesmo que o cafeicultor tenha adotado práticas corretas em todo processo produtivo.
Para alcançar um café de qualidade é preciso respeitar sua maturação, o ideal é começar a colheita quando houver apenas 15% de grãos verdes nas plantas.
Quando retirado da planta, o processo de amadurecimento fica interrompido definitivamente, nutrientes como Potássio e Cobre auxiliam em todo desenvolvimento da cultura, porém o uso deles na fase de enchimento e maturação dos grãos aumentam o vigor da planta, reduz os grãos chochos, aumenta a uniformidade dos grãos cerejas, além de minimizar o estresse biológico e doenças bacterianas. Tudo isso devido ao equilíbrio na translocação de foto assimilados.
Sabendo disso, cada processo tem sua grande parcela de importância, portanto, é fundamental a atenção em cada ciclo para melhor desenvolvimento para que a safra seja muito bem-sucedida.