Importância das fossas sépticas

As fossas sépticas são unidades que fazem o tratamento do esgoto doméstico, substituindo o esgoto a céu aberto e as chamadas fossas negras. Atuam purificando a água vinda dos vasos sanitários, para que esta seja devolvida ao meio ambiente causando o mínimo de impacto ambiental. Bactérias atuam nos processos de decantação, fermentação e de filtração, transformando os dejetos da fossa em água potável. Podem ser utilizadas em casas, chácaras e propriedades rurais que não são atendidos por sistema de esgoto.

Só entram nas fossas sépticas os dejetos que são provenientes do vaso sanitário. Dessa forma, a água que tem como origem pias e ralos devem seguir outro caminho. Isso se deve à possibilidade de a água que chega na fossa conter detergente e sabão, substâncias que podem matar os micro-organismos que fazem a decomposição do esgoto.

A fossa séptica de tambor é composta por três caixas coletoras que ficam na superfície do solo, funcionam conectadas ao vaso sanitário e são interligadas entre si por tubos e PVC. É um processo que utiliza esterco bovino fresco para eliminar micróbios e bactérias dos dejetos expelidos pelo ser humano. Por meio da biodigestão, é um adubo natural líquido, sem cheiro desagradável nem vermes nocivos à saúde humana e ao meio ambiente é produzido.

Por: Raiane Gonçalves (Agrônoma) CREA MG 0400000248649

COMPARTILHAR