O LEGADO DO TRABALHO DA MULHER: CONHEÇA A BIA, GESTORA DA COOPASV

Se ela sonhou com o sucesso, ela trabalhou por ele.

Beatriz de Souza Pereira, conhecida como Bia, é gestora da Coopasv há quase 20 anos. Começou a trabalhar como diarista na UNIPASV no ano de 2006, associação que se transformou na Cooperativa de Pequenos Agricultores de Santana da Vargem em 2012. Sempre muito empenhada em tudo que se propõe, Bia logo demonstrou sua capacidade e desejo de conquistar novos rumos.

Mas a sua história com o café, começou logo cedo. Bia já trabalhou na cafeicultura, colhendo o fruto que hoje faz dela uma grande gestora. Sua vida sempre foi muito repleta de desafios, e foram nesses obstáculos que ela construiu o legado da mulher no trabalho.

“Quando comecei no café há mais de 25 anos atrás, como trabalhadora rural, eu questionava muito o porquê de estar ali, um trabalho digno, mais que na minha juventude cheia de sonhos não se encaixava, mas era preciso ajudar minha família. Com o passar do tempo, me descobri, aliás eu encontrei o propósito da minha vida.”

Chegando a antiga associação, para trabalhar como diarista, a convite de Francisco Alves de Assis (hoje o atual diretor presidente da Coopasv) Beatriz conheceu Vanusia Nogueira, sua grande referência no café. Neste encontro de grandes mulheres, ali já estava escrito que mudaria o rumo de sua jornada.

“A Vanusia Nogueira se tornou minha referência profissional e pessoal. Me treinou para atuar na comercialização de cafés, sendo certificados com o selo fairtrade. Uma grande revolução na então antiga associação, fazendo da Coopasv hoje uma cooperativa certificada.”

Bia conta que foi umas das primeiras mulheres gestoras comerciais de café. Naquela época era raridade mulher à frente de negócios no agro.

“Era tudo novo, foi desafiador e ao mesmo tempo enriquecedor. Encontrei muitas pessoas que se tornaram importantes para meu crescimento. Hoje me sinto orgulhosa de ver tantas mulheres trilhando este caminho, sendo produtoras, empreendedoras, donas de suas conquistas e ocupando seu espaço.”

Carmem Lúcia Chaves de Brito (Ucha), cooperada da Coopasv, e o contador Juslei Brito também foram pessoas fundamentais para a Bia gestora. Ajudaram ela no universo complexo de uma cooperativa. Desenhada esta história, com tantos acontecimentos de superação, Beatriz se tornou realizada.

Formada em administração, se ingressou no mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional e hoje é a atual presidente voluntária da APAE de Santana da Vargem (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais). Uma jornada ainda sendo escrita, mas revelando que a caminhada até o sucesso é capaz de transformar vidas. A mulher que se dedica, inspira e coopera constrói o seu legado.

COMPARTILHAR